domingo, 5 de maio de 2013

1º COC do ano de 2013

          Sexta-feira foi dia de Conselho de Classe em nossa escola. Depois de um delicioso café, nos reunimos na sala dos professores. A nossa coordenadora Alana nos trouxe um belo texto para reflexão, "O Vestido Azul",  onde pudemos pensar na importância de um simples gesto para que mudanças importantes aconteçam. Após os informes internos e planejamento da comemoração do Dia das Mães, cada professor apresentou um breve relato do perfil de suas respectivas turmas. Abaixo, algumas fotos, e em seguida, o texto "O Vestido Azul".







O VESTIDO AZUL
Alessandra morava num bairro muito pobre e estudava numa escola próxima de sua casa. Ela vivia triste, pois os colegas a ignoravam porque suas roupas eram velhas e estavam sempre sujas. É que sua mãe não se preocupava em cuidar das roupas e nem da filha.
Certo dia, o professor ficou com pena da situação de Alessandra e pensou: “como uma menina tão bonita, pode vir à escola tão mal arrumada”?
Foi, então, que ele decidiu separar um pouco de seu salário e, mesmo com dificuldade, comprar um vestido novo para a aluna.
Alessandra ficou muito bonita com aquele vestido e, claro, feliz e agradecida.
Quando a mãe viu Alessandra naquele vestido, percebeu como era horrível a filha estar com uma roupa limpa, mas sem banho tomado. Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias antes de levá-la para a escola, pentear bem seus cabelos e deixar sempre suas unhas cortadinhas.
Quando acabou a semana, o pai de Alessandra falou para a esposa:
- Querida, você não acha uma vergonha, que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar a casa? Nas horas vagas, eu também vou dar uma pintura nas paredes, consertar a cerca e plantar algumas flores para termos um bonito jardim.
Tempos depois, a casa de Alessandra se destacava na pequena vila, pela beleza das flores que enchiam o jardim e o cuidado em todos os detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e, resolveram também arrumar suas casas, plantar flores, usar pintura e criatividade.
Não demorou muito, o bairro todo estava transformado.
Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas dos moradores, pensou que aquela gente merecia uma ajuda das autoridades. Então, foi até a prefeitura expor suas idéias.
Horas mais tarde, saiu de lá com a autorização para formar uma comissão para estudar as melhorias que seriam necessárias ao bairro.
E as melhorias foram feitas: as ruas, que durante as chuvas viravam um verdadeiro lamaçal, receberam asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto, foram canalizados e o bairro virou um ótimo local para viver e criar os filhos.
...e tudo começou com um vestido azul...

LIÇÃO DE VIDA:
É difícil mudar as coisas. Mas se todos fizerem a sua parte, tudo pode ser transformado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário